Grenal, ora!

Grenal, ora!

domingo, 16 de maio de 2010

ASTROLOGIA DO CUSCO*
dedicado ao Branco, ao Bobinho, ao Bartô (Bartolomeu Guimarães) e ao Zeus. Podem mandar aí nomes e fotos que vou publicando (vale papagaio, coelho, tigre, o animalzinho de estimação que tiverem).

ÁRIES – late prá todo mundo e adora comprar briga com os grandões (eu tinha um que comprava briga com kombis). Implica até com o dono. Se tomar banho, em menos de dois minutos volta todo sujo e com cara de “viu? eu te disse”. Não aceita coleira e vai sempre na frente... puxando o dono. Tem que aprender a correr para lhe acompanhar.

TOURO – come... e come... e come. Aqui a ração tem que ser tripla. Adora música e ficar olhando para lugares bonitos. Gosta de massagem e, às vezes, parece até um gato, tal a indolência. Mas é forte como um touro e também adora mostrar a força trocando a poltrona de lugar e, se der mole, até o piano. E como este é o signo do canto, não raras vezes será ouvido treinando bons e belos uivos para a lua cheia.
Obs.: não sei o signo do cachorro da Rita Lee, parece que o nome é Michael, cantor dos buenos.

GÊMEOS – sai por aí em passeios, fazendo amizade com todo o bairro. Todo mundo o conhece, e às vezes passa um tempo na casa de alguém. Parece até que tem três donos. Namorador pra mais de metro, volta e meia recebe visitas do sexo oposto, e, eclético, é visto freqüentemente em bando e relacionando-se até com gatos e outros espécimes. Amigo de todo mundo, ao contrário de muitos cães, facilita a vida de carteiros e até de ladrões...

CÂNCER – adora, com exagero, a família. Cuida de todos e não raro adota filhotes de outros cachorros e até de outros animais. Uiva seguidamente prá Lua, que é o seu planeta regente, e tem um humor variável. Às vezes, bom, noutras, intratável. Uiva também de solidão e desespero até quando o dono ausenta-se para ir ali, no super mercado. Ainda não temos dados científicos, mas desconfia-se que seja da família dos lobisomens.

LEÃO – aparece em concursos de cães, ou ficou famoso como Rin Tin Tin ou Lassie. É o cão mais lindo da vizinhança e fica assim na frente da casa fazendo pose e recebendo elogios de quem passa. Mas não é chegado a fazer festinha pra qualquer um. Ao contrário, pela pose, se der mole, quem acaba abanando o rabo é o próprio dono.

VIRGEM – esse é um cão limpinho. Lambe o próprio pelo e jamais suja a sua casinha. Sabe bem aonde enterrou o osso, e rosna se a ração não for a mais saudável. Detesta gente que teima em ficar lhe passando a mão. Jamais cheira qualquer um. Aliás, é o único cão que não só não cheira, como poderá morder aqueles cachorros (ou donos) não muito chegados a um banho.

LIBRA – está sempre namorando alguém, ou, como é pela justiça social, poderá ser visto acompanhando movimentos populares. Em época de eleição é visto com aqueles lencinhos amarrados no pescoço. Muitos, já ficaram famosos por participar de salvamentos. Por solidariedade, poderá ser visto acompanhando mendigos. E jamais compra briga com outro cão, é um pacifista.

ESCORPIÃO – você nunca sabe se ele vai lhe morder ou abanar o rabo. É bom você mostrar um pouco de humildade e não tentar fazer disputa pelo poder (porque, este, será sempre dele, é claro). Como tem uma incrível capacidade para achar objetos desaparecidos, volta e meia voltará com aquele seu chinelo que desapareceu inexplicavelmente em 94 ou com aquela bolsa que nunca mais foi vista.

SAGITÁRIO – grande e exagerado, alegre e otimista. Dos que te derrubam sempre quando te vêem, por puro amor (e peso, pois come como um animal). Em viagens, já está pronto, esperando no carro enquanto a família recém está acordando. Embora extrovertido e amigo de todos, às vezes tem uma implicância com um tipo específico de gente, como por exemplo: colorados, a tua sogra, o entregador de pizza...

CAPRICÓRNIO – é um cachorro útil e prático, eu diria até profissional, tipo aquele cachorro que guia cego, cuida de criança ou que resgata pessoas em situações de perigo. Este, ao contrário do cão sagitariano, não sai abanando o rabo pra qualquer um. Parece sempre mais velho do que é, pela aura de respeito e autoridade que apresenta. Pensa muito antes de sair latindo. Não raro, ao seu lado, encontra-se o dono, pedindo-lhe conselhos e ouvindo suas filosofias.

AQUÁRIO – um cachorro excêntrico e de vanguarda. Pode andar no meio de gatos; ter sido criado desde a mais tenra infância por camelos; se poodle, ter mania de correr atrás de bandido; e, se pit bull, querer ser cachorro de madame, com direito a salão de beleza e tudo. Comunitário, em geral é visto em bando.

PEIXES – esse, adora uma sessão de cinema e fica assim meio viajandão em centro espírita. É dos que lambe feridos. Nunca siga um cachorro desses pensando que ele vai achar o caminho. Ao contrário, ele te leva para conhecer caminhos que você nunca imaginou, mas... pensando bem... depois de andar por esses caminhos, jamais será o mesmo. Curte música transcendental e new age. Te olha com uma piedade que faz você começar a se perguntar: afinal, quem é o cachorro?

* - Cachorro, em gauchês.

3 comentários:

  1. Que fofo! Posta a foto do Bartô no comecinho. rs...
    Vc já viu um programa no Animal Planet q chama "O Encantador de Cães"? é o máximo. Assiste.

    ResponderExcluir
  2. ótima leitura. de alguns cuscos ai gostaria de manter distância. rsrs
    .
    o virginiano é mesmo, perfeicionista. apolo era virgianiano.
    .
    e posta bartô, sim.
    .
    adorei o vídeo de garfield q já foram tomados pelo neguinho. ô, dó! faz ai a astrologia dele, rose. quem sabe, se vai?
    .
    brs!!!

    ResponderExcluir

Saudades... sempre.

Saudades... sempre.
texto mais abaixo/ leia ouvindo Amália Rodrigues

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
Ôôpsss

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
Ôôôpppsss...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
puxa...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
ainda...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
Puxa, eu já vi esse filme...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
será?...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
Esse(s) é reprise... (ou o último dos irmãos Marx).

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
O espírito não morre?...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
?...

Desfile Farroupilha

Desfile Farroupilha
Ah!... agora, sim.